sábado, 26 de maio de 2012

Amphenol...

...é caro, mas é bom!

10x XRL Male
10x XRL Female
8x TS 1/4" (6,35mm)
2x TRS  1/8" (3,5mm)
+67m cabo

It's a lot of money...

sábado, 5 de maio de 2012

Paraísos Artificias

Assisti ontem o longa brasileiro Paraísos Artificias.

Fiquei curioso para ver esse filme desde o primeiro trailer que vi ano passado. Na época me despertou alguma curiosidade, mas também um certo desdém - me chamou a atenção, mas não despertou um interesse muito grande. Fiquei confuso sobre o quê se tratava esse filme: seria um retrato da juventude de classe média/média alta atual, uma crítica à nossa sociedade (tanto aos pais, como aos próprios jovens), um romance impossível, um drama suburbano carioca, uma história de amor juvenil bem água com açúcar, ou simplesmente sexo, drogas e rock &... er, psy?

Achei que o trailer tentava ser impactante, mas que faltava conteúdo, que era um típico caso de "estilo sem substância". Resolvi relevar, já que se tratava de um trailer e decidi que se algum dia visse esse filme, iria ao cinema livre de preconceitos.

Depois disso, toda vez que via o trailer eu sempre ficavam em dúvida estava disposto a ver esse filme no cinema ou esperar sair em vídeo. Cogitei até ver no Vivo Open Air (que por sinal rola uma baladinha junto, algo bem conveniente, ainda mais para esse filme). Mas acabei viajando na época em que esse filme seria exibido lá e deixei essa idéia de lado.

Antes de falar qualquer coisa sobre o filme, quero dizer que eu não fui ao cinema com a intenção de assistir a esse filme especificamente. Pra ser bem sincero, eu não sabia que ele estava em cartaz, eu nem sabia que a estréia dele tinha sido ontem. Simplesmente aconteceu. Eu estava lá e era o próximo filme. Resolvi que sim, por que não?

Sem entrar em muitos detalhes do enredo e sem me enrolar demais, o que achei, em linhas gerais:

O que achei legal:

- Fotografia interessante e algumas cenas realmente espetaculares
- Trilha sonora bem escolhida (tem um grande peso no filme)
- Atuação decente (eu juro que esperava coisa pior quando vi os trailers)
- Consegue entreter
- Eu diria que é uma proposta um pouco ousada considerando o cinema nacional atual e admiro esses culhões!

O que poderia ser melhor:

- A narrativa não linear funciona bem as vezes, mas incomoda em outras tantas; alguns eventos e "mistérios" do filme são bem previsívei
- A história é um pouco boba, meio clichê e um tanto água com açúcar, mas funciona - pode agradar a alguns e não convecer a outros. Esse é um ponto questionável. De qualquer forma, não espere nada genial ou muito original.
- Não dá para dizer que os personagens são "rasos" ou "falsos" ou "sem vida"; eles até são bem desenvolvidos pelos atores, mas achei que são mal explorados pela própria narrativa. Eu fiquei OK com isso, talvez essa seja mesmo a idéia - uma história surreal que poderia acontecer com qualquer um.


Minha opinião
Eu gostei do filme. Não acho que seja um filme surpreendente, mas tem o seu carisma. Acho que o maior problema dele é tentar abordar diversos assuntos, mas se focar demais no universo rave/drogas e abordar muito superficialmente os outros temas e também os personagens (que até são interessantes). Não é um filme para todos e não é qualquer um que vai gostar. Imagino que a maioria das pessoas com potencial para serem cativadas por esse filme são aquelas que de alguma forma se identificam com os personagens ou com o universo do filme - os tais "Paraísos Artificiais", conceito que não é mencionado no filme, mas que é pungente.
Para quem já tinha curiosidade de ir ver, eu acho que vale a pena correr o risco - não estou dizendo que você vá gostar, mas há a chance.... Para quem não tem opinião formada mas está aberto à idéia, sugiro ler alguma outra crítica.

Considerações finais se você pretende ver o filme:
- Vá com o mínimo de preconceitos e expectativas e talvez o filme lhe surpreenda (acho que isso meio que é uma regra geral né? hahahaha)
- Não espere ver um filme que vá "estourar seus miolos" por te causar alguma reflexão profunda ou uma epifania, mas prepare-se para ser excitado (li alguns comentários e críticas dizendo que esse é um filme "sensorial" e eu concordo com isso)
- Se você tem preconceito contra drogas ou gente que usa drogas, não consegue aceitar a idéia de que as pessoas vão em raves para "se diveritir" e não suporta música eletrônica, passe LONGE desse filme, porque provavelmente vai ser um pé no saco pra você...

MEGA SPOILER A SEGUIR (selecione o texto para ler)
- No pior das hipóteses, se você detestar TUDO do filme, pelo menos vai ter visto algumas cenas deliciosas de nudez e sexo! UHU! (é sério, quase dá para dizer que o filme vale a pena por conta delas...)


É isso. Se resolver ver o filme, me conte o que achou!