Esse não é o "meu" baixo, mas é esse exato modelo. É um RBX 170, o modelo de entrada da Yamaha.
Não é um "senhor" baixo, mas dá pro gasto e pelo preço que paguei, acho difícil que fosse pegar algo muito melhor. Eu não toquei em muitos baixos na minha vida, mas eu gosto dele, não é muito pesado, tem um braço "rápido" e é confortável (bom, levando em conta que é um baixo).
A eletrônica dele não é lá grandes coisas, até porque, se trata de um modelo de entrada. Então a princípio, a primeira coisa que eu resolvi trocar foram os captadores. Aí eu estava olhando alguns sites de lojas de música e por acaso vi alguns modelos que achei interessante, e por um preço que eu considerei ser razoável. Quer dizer, até eu resolver checar quanto custam lá fora.
O captador do meio eu já decidi, vai ser um Split P (DP127) da DiMarzio.
DiMarzio Split P (DP127)
Além de puxar bastante os graves, ele tem um sinal BEM quente. Por causa da alta sensibilidade e também pelo uso de lâminas no lugar de pólos, dizem que ele capta muito bem nuances e dinâmica.
Acho que vai me ajudar consideravelmente em apresentações ao vivo no futuro (sem contar que eu achei ele muito maneiro e visualmente impactante).
Para o captador da ponte eu ainda estou em dúvida. As opções no momento são um Hot Stack for Jazz Bazz (STK-J2) da Seymour Duncan (Basslines) ou um LJHZ da EMG. Eu não achei muita informação sobre o LJHZ, e no final das contas, acho que vou acabar comprando o que for mais fácil de achar e estiver no melhor preço.
EMG LJHZ |
Seymour Duncan Hot Stack for Jazz Bazz (STK-J2) |
Como não há muito mais que eu possa mexer no baixo sem que eu acabe mesmo trocando de instrumento, resolvi que uma das poucas coisas que eu poderia dar um up depois da eletrônica para melhorar a qualidade do som é a ponte. Por isso resolvi colocar uma Gotoh Standard (201b), pois além de ser uma Gotoh, é simples, relativamente barata e eu aproveito a furação original da ponte antiga.
Gotoh Bass Bridge Standard (201b)
Ainda tenho dúvidas se vou trocar tudo de uma vez só ou se vou comprando as coisas aos poucos e instalando à medida que for comprando. Por um lado eu queria dar um overhaul só, de uma vez, que seria muito bacana, mas por outro, fazer as mudanças aos poucos vai permitir que eu SINTA a diferença que cada componente faz. Estou pensando em fazer um paintjob também e outras alterações estéticas. Provavelmente vou refazer toda fiação.
TALVEZ eu troque o potenciometro de tom por essa coisinha que achei:
Stellartone ToneStyler BASS (baixo não incluso, rs) |
O que é isso? Bom, esse pequenino brinquedo é um knob pra substituir o knob normal do seu baixo. A diferença é que o "knob" de tom normal dos baixos passivos possuem apenas um potenciômetro, enquanto o ToneStyler tem 16! O grande lance é que é um circuito totalmente analógico, totalmente passivo e que funciona como um tone shaper, mas fica embutido no seu instrumento. Por ter16 potenciometros individualmente regulados, não há perda dos mid-ranges, e todos que testaram ou usam falam que a diferença sonora é impressionante para uma pecinha ridiculamente pequena. O problema? Custa em média U$100, o que é BASTANTE caro no meu caso. Se considerar que o Split P e a ponte vão me custar mais ou menos isso, é BEM caro. Se considerar então que o meu baixo nos states custa hoje em médiauns 170 dólares, é um pensamento quase ridículo e absurdo! Mas vamos ver o que o futuro reserva... de repente se tiver um price drop, talvez eu ponha, ou então se depois de trocar tudo o Thom já estiver muito pauleira, acho que é um investimento mais sensato comprar, por exemplo, um Bass Attack da Hartke, que sai pelos mesmos 100 dólares e é muito mais útil e versátil pro meu caso.
Bom, é isso, quando eu realmente começar o a fazer as alterações no Thom eu vou postando updates aqui.
Abraços
bem legal... mas mesmo sem o tonestyler vai sair uma boa grana né?
ResponderExcluirSempre achei que fosse Thor o nome do seu baixo... to achando q vc mudou depois do caso Batista hein rs...
ResponderExcluirPô, abafa o caso... hahahaha, não, sempre foi Thom mesmo. Eu pretendo comprar tudo lá fora, não me pergunte como. Acho que vai dar algo em torno de 200 dólares os dois caps + a ponte, que é mais do que o preço do rbx170, mas acho que vai ficar muito maneiro o baixo. Se fosse comprar as coisas aqui, acho que ia gastar quase 1000 reais, não tem como! Além disso, to pensando seriamente em trocar uma das tarrachas e por um gotoh d-tuner, que deve sair uns 20 dolares. Também quero fazer algumas modificações estéticas que acho que vão sair em torno de uns 100 reais. Pretendo fazer tudo isso até meu niver, vamos ver!!!
ResponderExcluir